5 de jan. de 2012

Análise: PES 2012

::FICHA TÉCNICA
Gênero: Esportes
Distribuidora: Konami/NC Games
Desenvolvedora: Konami Computer Entertainment
Plataformas: PS2, PS3, PSP, XBOX, Wii e PC
Jogadores: Multiplayer
Data de Lançamento: 27/09/2011

 Um dos simuladores de futebol mais famoso do mundo  está de volta ao mundo dos vídeo-games. Rivalidades, competições e diversões são encontradas neste game que faz sucesso entre crianças, adolescentes e adultos do mundo todo. Está ainda mais inovador, mais divertido e mais realista do que nunca. Este é PES 2012!

:: O GAME
Pro Evolution Soccer 2012 evoluiu bastante em relação a versão anterior do game. A jogabilidade foi aprimorada de uma forma a beneficiar a movimentação dos atletas virtuais de uma maneira mais real. O sistema de passe também deixou de ser tão artificial quanto nas outras versões, e o aplicativo MyPES agrega a diversão online. Mas mesmo com boas mudanças, a movimentação dentro de campo ainda age de forma bem artificial, a falta de licenciamento dos clubes decepciona e os goleiros... bom esses vocês já conhecem bem as suas falhas!

A rivalidade de PES x FIFA é tão grande que uma simples introdução não explicaria metade dessa trajetória, que se iniciou duas gerações de consoles atrás. Mas, no entanto é importante frisar que, independente do numero de cópias vendidas, é impossível negar que PES é o jogo mais popular no Brasil. 
Pro Evolution Soccer 2012 (Foto: Divulgação)
Essa popularidade cresceu ainda na geração passada, mais precisamente no PC e PS2, onde o jogo era o mais vendido com sobra, em relação aos seus concorrentes. Isso sem contar o fato das versões piratas do game, que conseguiam ser mais populares que o próprio titulo original. Nessa época, não era difícil encontrar pessoas que não conheciam Winning Elevenou Pro Evolution Soccer (ou o popular PES), apenas o jogo de futebol “bomba patch”, uma versão ilegal e adulterada do game original.

Mas para a felicidade da industria, a era Bomba Patch praticamente foi dissipada na geração atual, e estes mesmos consumidores se renderam as versões originais e as suas atualizações via redes online. Isso contribuiu para que o game fosse um dos mais vendidos no Brasil em 2010. 
Esses clubes possuem nomes engraçados, como London FC (Chelsea na vida real), mas pelo menos contam com o elenco original. Apesar de estranho, alguns desses clubes já se tornaram populares entre os jogadores que acompanham a franquia ao longo dos anos.


Já as seleções possuem os nomes dos respectivos países, mas contam com uniformes bem diferenciados. A própria seleção brasileira possui um uniforme titular verde, e um uniforme reserva branco com detalhes em verde. Se serve de consolo, nossos hermanos argentinos possuem um uniforme reserva listrado em amarelo e branco, de um gosto muito duvidoso.
Para quem não sabe, esse é o antigo e famoso modo Master League, das versões mais anteriores da franquia. Ele consiste em você agir como técnico/dirigente cuidando ao mesmo tempo das finanças do clube e da preparação do time durante as temporadas.
PES 2012 (Foto: Divulgação)
Em PES 2012 o modo recebeu algumas melhorias, principalmente para entrosar os novatos. A começar pelos diversos tutoriais que ensinam passo a passo como gerir e evoluir o seu time. Você conta com diversos profissionais que auxiliam em decisões, como na hora de escolher em investir na base (juniores) ou gastar uma grana comprando jogadores experientes.
Sobre os jogadores, é fundamental ter uma atenção redobrada com seu elenco. Primeiro, é preciso investir em um bom preparador para aprimorar um determinado setor do seu time, para isso, os treinamentos específicos são mais do que necessários. Depois é preciso manter a saúde dos jogadores em dia e saber articular o seu elenco, pois além de lesões e suspensões, você ainda pode sofrer com a convocação de algum jogador para sua respectiva seleção.


O que agrada bastante é o sistema de evolução do seu time ao longo das temporadas. Se você é ansioso por natureza, esqueça a idéia de transformar seu time em uma potência mundial em apenas 1 ano, pois PES 2012 age de forma bem convicta no que diz respeito ao crescimento de seus times e finanças, em outras palavras. Você vai sofrer muito (e perder muitas horas) até que seu time bata de frente com potencias mundiais como Barcelona e Milan. 

Pro Evolution Soccer 2012 (Foto: Divulgação)

O popular modo da franquia também está presente em PES 2012 e repleto de melhorias. O modo Carreira consiste evoluir um jogador, mostrando o início de sua carreira até a sua ascensão na seleção de seu respectivo país, tornando-se não apenas campeão, mas o capitão responsável por erguer a taça.
Neymar comemora gol no Pro Evolution Soccer 2012 (Foto: Divulgação)

Nesta versão, a linha de evolução do personagem é mais demorada, tanto para evoluir seus atributos quando para crescer profissionalmente. Claro que isso varia de acordo com o nivel de dificuldade escolhido pelo jogador.
Assim como no Modo Manager (Você é o Dirigente) , uma série de tutoriais auxiliam os novatos a evoluírem corretamente. É essencial escolher as principais qualidades e atributos do seu jogador no inicio do desenvolvimento, para que no futuro, ele não tente se especializar em diversas posições e não conseguir render em nenhuma delas.  
Os modos online de PES 2012 contam com uma novidade, o aplicativo My PES. Ele serve para que o jogador possa compartilhar dados do jogo com seus amigos, via Facebook. Além disso, os jogadores que tiverem o myPES receberão o dobro de prontos de experiência emPES 2012. Eles também adquirem bônus específicos para quem fizer um certo tipo de gol ou alguma tarefa específica que o aplicativo sugerir.
Já nos confrontos diretos, o jogo continua mantendo as opções padrões, como partidas rankeadas, partidas entre amigos e torneios virtuais. Também é possível jogar com seu atleta do modo Rumo ao Estrelato e colocar o seu time do modo Manager contra outros times. 
Pro Evolution Soccer 2012 (Foto: Reprodução)
Para os fãs brasileiros, PES 2012 leva vantagem em relação a FIFA por possuir menus e locução em português. Isso ajuda aqueles que possuem uma certa dificuldade com o inglês, principalmente pelo fato do game possuir diversos tutoriais em seus modos Você é o Dirigente e Rumo ao Estrelato
Mais uma vez Silvio Luiz e Mauro Beting compõe o time que narra as partidas de PES. Novas frases foram adicionadas ao repertório do folclórico locutor, entretanto o antigo problema de sincronismo com as jogadas persiste, como por exemplo, no momento em que Silvio Luiz narra a locução de um gol, que foi anulado, e só para quando o outro time já está quase na sua área. 
PES 2012 (Foto: Divulgação)
A personalização de PES 2012 mantém praticamente a mesma mecânica da versão anterior. Você pode construir seus próprios estádios e utilizá-los nos modos de jogo, ou ainda editar um time, desde o logo, até o uniforme oficial.
E se não bastasse, o jogo ainda conta com itens extras para a personalização, que precisam ser comprados com os pontos adquiridos no jogo. Esses pontos o jogador acumula após vencer as principais ligas (UEFA e Libertadores da América) ou quando evolui nos outros modos. 
A jogabilidade de PES sempre dividiu opiniões no mundo dos games. Alguns acham a movimentação dos atletas muito artificial e os dribles bem duros, já outros acham que o jogo é mais veloz que FIFA e o sistema de passes é mais próximo do real.

PES 2012 (Foto: Divulgação)

A verdade é que a jogabilidade em PES 2012evoluiu em comparação ao titulo anterior. A começar pela movimentação, respeitando ainda mais o critério de aceleração e velocidade final de cada jogador, em outras palavras, se o zagueirão for bem mais lento do que o atacante, ele vai ficar para trás, cabendo como ultimo recurso, aplicar uma falta.



Ainda sobre um maior critério com os atributos, os chutes também seguem a risca. É preciso saber quem possui um chute mais apurado para aquela finalização na entrada da área, ou aproveitar uma brecha na zaga adversária e largar uma bomba com aquele jogador com um chute mais potente. Vale ressaltar que a posição do chute influencia muito na finalização, portanto não reclame quando o seu jogador destro isolar uma bola finalizada com a canhota.


Já os dribles, estão mais macios e funcionam melhor. Mas é impossível não notar uma similaridade muito grande com os movimentos de FIFA 12. A diferença é que em PES eles não conseguem ser efetuados com a mesma facilidade do game rival, ou seja, é preciso treinar bastante os movimentos. 

Conforme foi dito acima, os chutes respeitam uma regra de posição do chute e atributos, mas mesmo assim, na pratica, isso não é efetuado da maneira correta. PES insiste em apresentar um sistema de finalização que acaba se tornando aleatório, ou seja, em certos momentos o chute sai de uma forma, e em outros momentos, sai completamente diferente. É fácil localizar este problema, basta alguns minutos no modo treino e os jogadores irão perceber esse grande problema.

Já com o sistema de passes, podemos perceber uma melhora significativa. Agora ficou mais difícil repetir o efeito “pinball” das outras versões de PES, onde bastava apertar o botão de toque para que o passe fosse feito de forma quase perfeita. Em PES 2012, se você não souber dosar a potencia do toque e apontar o destino da bola, uma jogada pode ser comprometida.

Os lançamentos ainda continuam sendo uma das principais jogadas. Não só pelo simples fato de ser mais fácil entrar na zaga adversária pelas laterais, como também por ser uma das principais armas as jogadas aéreas. Felizmente, já passamos da época em que essa jogada era considerada “macete” para muitos jogadores, agora os atletas virtuais se comportam de uma forma bem eficiente, tanto no que diz respeito ao posicionamento na área, quanto na hora de cabecear ao gol. 

PES 2012 (Foto: Divulgação)

Se tem algo em que PES nunca deixou seu rival FIFA levar vantagem, foi no quesito gráficos. Em todas as versões da atual geração de consoles, o titulo da Konami conseguiu apresentar um conjunto visual melhor do que o jogo da Eletronic Arts.

PES 2012 chega com jogadores em um nível de detalhamento incrível, com direito a expressões faciais convincentes e até uma tentativa (frustrada) de tentar dizer algo na hora de reclamar com o juiz. Entretanto esse mesmo nível de perfeição desce de acordo com a popularidade do atleta, portanto prepare-se para jogar com verdadeiros clones de Neymar e Cristiano Ronaldo, e conviver com versões genéricas de jogadores como Fred (Fluminense) e Dentinho (Corinthians).

Os outros elementos do jogo também merecem destaque. De acordo com o estádio, o campo é apresentado de uma forma convincente aos palcos de verdade, ou seja, grandes localidades, como San Siro, possuem um verdadeiro tapete, enquanto estádios genéricos possuem diversas falhas no gramado. Mas felizmente (ou não para os gamers mais exigentes) a grama não compromete a jogabildade. 


:: CRÍTICAS

-Positivas
  • Gráficos Melhorados
  • Ligas Oficiais
  • Modos de Personalização
  • Jogabilidade Evoluiu
-Negativas

  • Goleiros decepcionantes
  • Times e seleções genéricas
  • Movimentos Artificiais
::RESULTADOS FINAIS

 O jogo é melhor entre todos já criados do meso, e realmente é mais que aceitável ao público...

GRÁFICOS: 10,0

DIVERSÃO: 9,5

JOGABILIDADE: 10,0

NOTA FINAL: 9,8

AVALIAÇÃO: EXCELENTE


FONTE: TECHTUDO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção, para quem não tem nenhuma conta, poderá entrar e postar como um usário anônimo; mas para isso basta clicar na barra e escolher de que site vc será responsável!