3 de jan. de 2012

Análise:: The Simpsons Hit & Run

A capa do jogo
::FICHA TÉCNICA
Gênero: Corrida/Aventura/Ação
Distribuidora: Vivendi Universal
Desenvolvedora: Radical Entertainment/Vu Games
Plataformas: PS2, XBOX, Game Cub, PC
Jogadores: 1
Data de Lançamento: 18/09/2003


 O que aconteceria se os Simpsons invadissem os jogos GTA e Crazy Taxi? A resposta é The Simpsons Hit & Run, um jogo da Radical Entertainment distribuído aqui no Brasil pela Vivendi Universal. E o melhor de tudo no jogo é que a dublagem de todos os personagens do jogo foram feitas pelos dubladores que dão vida as vozes dos personagens a versão norte-americana.

::O GAME
 O jogo relativamente em diversão e em jogabilidade é um sucesso, além de que tenho que citar que não é só nas vozes dos personagens que o jogo The Simpsons Hit & Run é fiel ao desenho, os cenários, assim como os próprios personagens que estão em efeito tridimensional de locais da série animada, com a vizinhança da família Simpson, o bar do Moe ou a Usina Nuclear de Springfield.
 O jogo é digno de um episódio ou talvez até um segundo filme da série, onde tudo começa com a invasão de abelhas mecânicas e vans pretas, que são noticiadas pelo jornal local de Springfield. E o melhor é que o jogo não esquece nenhuma parte das características do desenho, principalmente a comédia. The Simpsons Hit & Run é um ótimo jogo de corrida para quem gosta, não tem nenhum efeito igual ao do Need For Speed mas com certeza tem mais graça e diversão. Um dos pontos altos do game são as fases, no total são 49 divididas sobre 7 níveis diferentes. No começo são fáceis mas depois vão se tornando mais difíceis, que pode se dizer ser um ponto alto do jogo porque isto forma um tipo de quebra cabeça difícil de completar. 
 Uma características que eles se "basearam" no game GTA foi o fato de ser perseguido pela polícia de destruir objetos ou atropelar alguém, que no caso você seria multado em 50 dólares.
 Cada nível é dividido em sete missões diferentes com mais uma extra em cada fase, dando ao jogador controle sobre o personagem. No começo você joga com o Homer, depois o Bart, depois a Marge, a Lisa e depois o Apuú, o balconista do Kwik-E-Mart.
 As missões envolvem todos os personagens do desenho, e são compostas basicamente de corridas, coleta de itens e combate entre carros. De vez em quando a repetitividade do jogo pode te irritar quem gosta de diversidade, mas o bom humor e as piadas apresentadas no decorrer do tempo mantém a diversão do game em alta.
 Além das missões de cada nível também tem mini jogos, que servem para destravar carros mais potentes e velozes que ajudam você no game. Também podemos citar que em algumas fases são baseadas em episódios reais da série The Simpsons.
 Temos a liberdade de explorarmos o cenário de Springfield, isso é interessante pois com isso podemos nos dar melhor com os atalhos. Além do mais todo carro de Springfield pode ser usado no game, dando ainda mais semelhança com o game GTA. Também podemos andar a pé, que é uma ótima opção quando formos coletar itens, pegar os moneys da Buzz Colla ou simplesmente coletar os cards que são baseados em episódios do desenho.
 Os gráficos 3Ds do durante todo o jogo são bem construídos, o que deixa o jogo ainda mais inovador, sem esquecer que podemos citar que existem fases surreais no game.

::A HISTÓRIA

A história começa com simples tarefas, como levar o projeto de ciências para Lisa, trabalhar na Usina Nuclear de Springfield, conseguir o jogo Bonestorm, etc. Mas quando Bart é raptado por aliens tudo muda. Os Simpsons descobrem que um novo refrigerante chamado New and Improved Buzz Cola está fazendo as pessoas ficarem loucas. Isso tudo é um plano de Kang e Kodos, que querem colocar lasers em Springfield para as pessoas se destruírem loucas com o Buzz Cola enquanto eles filmam tudo para o seu Reality Show Tolos Terráqueos. Homer Simpson, então, tem uma idéia; a idéia que ele roubou de John Frink: Colocar lixo tóxico na nave dos aliens para ela explodir.



::MANHAS

 Durante o jogo é possível realizar códigos que podem tanto ajudar você quanto o atrapalhar no jogo. Para fazer os códigos é necessário que você aperte START e vá até a seleção OPTIONS, chegando lá pressione  L1+R1 e realize os códigos abaixo. Lembrando que você saberá que os códigos foram feitos quando uma buzina soar. Tem alguns códigos que são incrivelmente surreais de tão legais e tem alguns que são até digamos negativos pois atrapalham vocês no jogo, como a do Homer bêbado, que deixa a visão embaçada ou a da super velocidade que te deixa bem mais rápido. Vejam os códigos abaixo:
Carro indestrutível: Triângulo, X, Triângulo, X
Carros mais rápidos: Quadrado, Quadrado, Quadrado, Quadrado
Fazer o carro quebrar na primeira batida: Triângulo, Triângulo, Quadrado, Quadrado
Aceleração: Triângulo, Triângulo, Triângulo
Ver o velocímetro: Triângulo, Triângulo, Círculo, Quadrado
Faz o carro pular ao pressionar L3: Quadrado, Quadrado, Quadrado, Triângulo
Jogar durante a noite: X, X, X, X
Modo Wireframe: Círculo, X,Círculo, Triângulo
Transformar o carro-foguete num carro de tijolos vermelhos: Círculo, Círculo, Triângulo, Quadrado
Destravar todos os carros na cabine telefônica (com 100% completos): X, Círculo, X, Círculo
Ver como um bêbado: Triângulo, Círculo, Triângulo, Círculo
Trocar a visão: Círculo, Círculo, Círculo, X
Ver os créditos: X, Quadrado, Quadrado, Triângulo 


 Lembrando que ainda existem mais códigos deste jogo!
 

::CRÍTICAS

  • Os personagens e os cenários do game são fiéis ao desenho;
  • As vozes são originais da animação norte-americana;
  • As missões são surreais;
  • Para o computador a jogabilidade é complicada;
  • A história as vezes fica bastante repetitiva;
  • Uma desvantagem para alguns é o fato do jogo não ter o modo cooperativo, ou seja multiplayer.

::RESULTADOS FINAIS

 O jogo é perfeito para qualquer um que goste de corridas, sem contar que a comédia do jogo é um dos pontos altos...

GRÁFICOS: 10,0

DIVERSÃO: 9,0

JOGABILIDADE: 8,0

NOTA FINAL: 8,5

AVALIAÇÃO: ÓTIMO

Um comentário:

Atenção, para quem não tem nenhuma conta, poderá entrar e postar como um usário anônimo; mas para isso basta clicar na barra e escolher de que site vc será responsável!